Realizada em 09 de setembro, a 26ª Sessão Ordinária contou com a presença de todos os vereadores que integram o Legislativo Ituano.
Na Ordem do Dia, quatro pareceres de comissões referentes a dois projetos de lei entraram em pauta em discussão única por divergência. De acordo com o Regimento Interno, quando as comissões emitem pareces diferentes (um favorável e um contrário), estes precisam ser deliberados em plenário para que o projeto possa prosseguir com a sua tramitação.
O Parecer Nº 1/2025 ao PL Nº 34/2025 da Comissão de Justiça e Redação, que era favorável ao PL mencionado, foi rejeitado com 08 votos contrários e 04 favoráveis.
O Parecer Nº 2/2025 ao PL Nº 34/2025, da Comissão de Finanças e Orçamento, que era contrário ao PL mencionado, foi aprovado com 10 votos favoráveis e dois contrários.
Com a votação dos pareceres, o Plenário concordou com o entendimento da Comissão de Finanças e Orçamento e decidiu pelo arquivamento do PL 34/2025.
O Parecer Nº 1/2025 ao PL Nº 35/2025, da Comissão de Justiça e Redação, que era favorável ao PL mencionado, foi rejeitado com 08 votos contrários e 04 favoráveis.
O Parecer Nº 2/2025 ao PL Nº 35/2025, da Comissão de Finanças e Orçamento, que era contrário ao PL mencionado, foi aprovado com 10 votos favoráveis e dois contrários.
Com a votação dos pareceres, o Plenário concordou com o entendimento da Comissão de Finanças e Orçamento e decidiu pelo arquivamento do PL 35/2025.
Honrarias
Em discussão única, dois projetos de decreto legislativo que concedem Título de Cidadania Ituana foram aprovados por unanimidade. São eles o PDL Nº 15/2025, da vereadora Balbina de Paula, que homenageia a Dra. Norma Noriko Yamamura Honda; e o PDL Nº 18/2025, do vereador Moacir Cova, que homenageia o Pastor Evangélico Douglas Iran Raymundo Santos.
Projetos do Executivo
Em primeira discussão, dois projetos de lei de autoria do Executivo Municipal foram aprovados com dez votos favoráveis e dois contrários:
Acessibilidade
O último projeto em pauta foi o PL Nº 108/2025 , de autoria de todos os vereadores de Itu, que "Dispõe sobre o direito das pessoas com deficiência visual e das pessoas com transtorno do espectro autista de ingressarem e permanecerem acompanhadas de cães-guia e cães de assistência no Município de Itu/SP, e dá outras providências", aprovado por unanimidade em primeira discussão.
Os projetos de decreto legislativo aprovados seguem para sanção do Presidente da Câmara, já os projetos de lei aprovados em primeira discussão seguem para nova discussão na 27ª Sessão Ordinária, que ocorre na próxima terça-feira, dia 16 de setembro, a partir das 16h, no Plenário da Câmara.
Palavra Livre
Publicado em: 10 de setembro de 2025
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
Realizada em 09 de dezembro, a 38ª Sessão Ordinária de 2025 contou com a presença de todos os vereadores que integram a Câmara de Itu. Na Ordem do Dia, e em discussão única, dois projetos de conce...
Na noite da última segunda-feira, 08 de dezembro, a Câmara de Itu promoveu a entrega do Título de Cidadania Ituana à Pastora Sandra Aparecida de Souza Alves. Nascida em Porto Feliz/SP, Pastora San...
Na tarde da última quinta-feira, 04 de dezembro, a vereadora Balbina de Paula Santos realizou a entrega informal do Título de Cidadania Ituana à Dra. Norma Noriko Yamamura Honda. Residente em Itu h...
Na noite da última quarta-feira, 03 de dezembro, a Câmara de Vereadores da Estância Turística de Itu promoveu a cerimônia de entrega do Título de Cidadania Ituana ao Pastor Douglas Iran Raymundo Sa...
Copyright 2025 Todos os Direitos Reservados | Versão: 1.0.0.19 | Desenvolvido por: Sino Informática.