Notícias

Confira as proposituras votadas na 22ª Sessão Ordinária de 2020


Realizada na tarde desta terça-feira, 14 de julho, a 22ª Sessão Ordinária de 2020 contou com a presença de todos os vereadores da Casa de Leis. Com o retorno de Itu à fase Laranja do Plano São Paulo – plano do Governo do Estado de SP para a retomada gradual de atividades durante a pandemia de Covid-19 – a realização dos trabalhos ocorreu de forma presencial no Plenário Luiz Guido com transmissão pela TV Câmara. A Câmara de Itu segue cumprindo todas as medidas de segurança sanitária recomendadas. Os vereadores mantiveram o distanciamento social e não houve público.

Na Ordem do Dia, o Projeto de Decreto Legislativo Nº 25/2020, proposto pelo vereador Wilson Benedito Leonardi, que concede o Título de Cidadania Ituana ao Sr. João Antônio Machado, foi aprovado por unanimidade em discussão única.

Em 2ª discussão, o Projeto de Lei Nº 47/2020, de autoria do vereador Dr. Sérgio Castanheira, que proíbe a produção e plantio de mudas de Spathodea Campanulata e propõe estímulo à substituição de árvores deste tipo no município de Itu, foi aprovado por unanimidade.

De acordo com a justificativa do projeto, a árvore de origem africana, também conhecida como “espatódea”, “bisnagueira”, “tulipeira-do-gabão”, “xixi-de-macaco” ou “chama-da-floresta”, é uma espécie potencialmente invasiva, com casos frequentes de quedas de galhos podres, o que a torna inviável centros urbanos. Outro problema relacionado à árvore é que seu néctar é nocivo a espécies de beija-flores e abelhas nativas do Brasil, podendo colaborar para problemas de polinização de plantas nativas e desequilíbrio ecológico. 

O último PL em pauta foi o Nº 54/2020, de autoria do vereador Rodrigo Macruz, que denomina a atual Rua 20 do Jardim Villas do Golf, como “Rua Nilva Lourdes Lui Thomaz”, foi aprovado por unanimidade em 1ª discussão.

O Projeto de Lei Nº 7/2020, proposto pelo vereador Rodrigo Macruz, que dispõe sobre a criação da Medalha e Diploma "Eduardo Balás, o Duca Balás" e que seria votado em 1ª discussão, foi adiado por dez sessões a pedido do vereador Dr. Ricardo Giordani.

O Projeto de Decreto Legislativo aprovado segue para sanção do Presidente da Câmara. O PL aprovado em segunda discussão segue para sanção do Executivo Municipal; já o PL aprovado em 1ª discussão seguem para nova discussão na 23ª Sessão Ordinária, a ser realizada na próxima terça-feira, 21 de julho, a partir das 16h, com transmissão online pela TV Câmara.


Outras Notícias

Fique por dentro

O Agente de Segurança da Câmara de Itu, Lincoln Torres, conquistou a medalha de ouro no Campeonato Internacional São Paulo na categoria azul meio pesado de Jiu-Jitsu, realizada em 27 de julho de 20...

Leia Mais

Na última quinta-feira, 24 de julho, os vereadores de Itu participaram da inauguração do novo prédio da Escola Estadual “Professor João Antônio Motta Navarro”, realizada pelo Governo do Estado de S...

Leia Mais

Na manhã da última segunda-feira, 30 de junho, a Câmara de Itu recebeu a palestra “Saúde na Cozinha”, ministrada pelo farmacêutico Sérgio Rubens. A apresentação, realizada para o público interno,...

Leia Mais

Na noite da última quinta-feira, 26 de junho, a Câmara de Vereadores da Estância Turística de Itu promoveu a cerimônia de entrega do Título de Cidadania Ituana ao Pastor Daniel Cândido Gonçalves....

Leia Mais