Notícias

7ª e 8ª Sessões Extraordinárias: Câmara aprova proposta que coíbe desperdício de água


Realizadas na última terça-feira, 29 de junho, a e Sessões Extraordinárias contaram com a presença de todos os vereadores que integram a Legislatura 2021-2024.

A transmissão ao vivo dos trabalhos foi prejudicada por uma instabilidade na internet. Os trabalhos foram gravados e já estão disponíveis no canal da TV Câmara Itu no YouTube.

Na Ordem do Dia, estava o Projeto de Lei Nº 59/2021, de autoria do Executivo Municipal, que “Revoga as leis municipais nº 1078, de 28 de Setembro de 2009, e nº 1649, de 14 de Maio de 2014, para dispor sobre o desperdício de água potável no período de estiagem, requisição administrativa de recursos hídricos e dá outras providências”.

Na 7ª Sessão Extraordinária ocorreu a primeira discussão do projeto e na 8ª Sessão Extraordinária houve a segunda discussão, bem como a votação da Emenda Modificativa Nº 1 ao Projeto de Lei Nº 59/2021 e da Emenda Modificativa Nº 2 ao Projeto de Lei Nº 59/2021, que alteraram a redação original da propositura.

O Projeto de Lei Nº 59/2021 foi aprovado com oito votos favoráveis e quatro contrários em ambas discussões. O placar para a votação em discussão única das emendas foi o mesmo.

A proposta segue agora para o Executivo Municipal e precisa ser sancionada pelo prefeito para se tornar lei.  O objetivo é coibir o uso irracional de água, principalmente neste período de estiagem, considerada a pior já enfrentada no Estado de São Paulo em 91 anos, de acordo com o Ministério de Minas e Energia do Governo Federal.

A PL Nº 59/2021 constitui como desperdício de água o uso de água contínua para lavagem de calçadas, ruas e veículos, além de manter torneiras, canos, conexões, válvulas, caixas d'água, reservatórios, tubos ou mangueiras eliminando água continuamente.

Entre as principais mudanças propostas, está o valor da multa aplicada pelo uso inadequado ou o desperdício de água, que atualmente é de 10% sobre o valor registrado no consumo de água do mês anterior e que vai passar a custar R$ 489,68, equivalente ao preço cobrado pela ligação de água pela Companhia Ituana de Saneamento – CIS.

O Projeto de Lei também prevê a criação de uma Comissão de Gestão de Crise de Abastecimento Hídrico no Município de Itu, que deverá ser composta por cinco membros, indicados pelos seguintes órgãos:

I- Secretaria Municipal de Governo;

II - Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Recursos Hídricos;

III - Secretaria Municipal de Justiça;

IV - Companhia Ituana de Saneamento - CIS;

V - Câmara de Vereadores da Estância Turística de Itu.

TV Câmara Itu

7ª Sessão Extraordinária.

8ª Sessão Extraordinária.

Recesso Parlamentar

A partir do dia 01 de julho, conforme previsto no Artigo 5º do Regimento Interno, a Câmara de Itu inicia o período de recesso legislativo. Os trabalhos em plenário serão retomados no mês de agosto.


Outras Notícias

Fique por dentro

O Agente de Segurança da Câmara de Itu, Lincoln Torres, conquistou a medalha de ouro no Campeonato Internacional São Paulo na categoria azul meio pesado de Jiu-Jitsu, realizada em 27 de julho de 20...

Leia Mais

Na última quinta-feira, 24 de julho, os vereadores de Itu participaram da inauguração do novo prédio da Escola Estadual “Professor João Antônio Motta Navarro”, realizada pelo Governo do Estado de S...

Leia Mais

Na manhã da última segunda-feira, 30 de junho, a Câmara de Itu recebeu a palestra “Saúde na Cozinha”, ministrada pelo farmacêutico Sérgio Rubens. A apresentação, realizada para o público interno,...

Leia Mais

Na noite da última quinta-feira, 26 de junho, a Câmara de Vereadores da Estância Turística de Itu promoveu a cerimônia de entrega do Título de Cidadania Ituana ao Pastor Daniel Cândido Gonçalves....

Leia Mais