Notícias

Confira as proposituras votadas na 31ª Sessão Ordinária


A 31ª Sessão Ordinária foi realizada na última terça-feira, 15 de outubro, e contou com a presença de todos os vereadores da Casa de Leis.

Na ocasião, Thiago de Arruda Campos (Thiago do Alvorada) tomou posse do cargo de vereador. No início da sessão, o 2º suplente da coligação PSDB-DEM-PSC assumiu legalmente a cadeira e realizou o juramento em que promete exercer com dedicação e lealdade seu mandato, respeitando a lei e promovendo o bem estar do município. Thiago do Alvorada deverá permanecer no cargo até o dia 12 de novembro de 2019, quando termina o afastamento solicitado pelo vereador licenciado Dr. José Galvão.

Em pauta na Ordem do Dia estavam as seguintes proposituras:

Contas do Executivo

Em discussão única, o Projeto de Decreto Legislativo Nº 39/2019, de autoria de Mesa Diretora, que “dispõe sobre a aprovação das contas do prefeito municipal relativas ao exercício financeiro de 2017", foi aprovado por 10 votos a 02.

Cidadania Ituana

Foram aprovados por unanimidade em discussão única quatro projetos de decreto que concedem o Título de Cidadania Ituana. São eles:

  • Projeto de Decreto Legislativo Nº 30/2019, de autoria do vereador Dr. Ricardo Giordani, que homenageia o artista plástico Paulo de Lara Silva;
  • Projeto de Decreto Legislativo Nº 32/2019, proposto pelos vereadores Thiago Gonçales e Dr. Ricardo Giordani, que concede a honraria ao Sr. Vinícius Bergantin;
  • Projeto de Decreto Legislativo Nº 33/2019, de autoria do vereador Normino José de Oliveira, em homenagem ao Pastor Sérgio Donizeti da Silva;
  • Projeto de Decreto Legislativo Nº 35/2019, de autoria do Dr. Ricardo Giordani, que concede a Cidadania Ituana ao nadador Marcelo Chierighini.

Cidadão Emérito

Também aprovado por unanimidade em discussão única o Projeto de Decreto Legislativo Nº 31/2019, proposto por Thiago Gonçales e Dr. Ricardo Giordani, que concede o Título de Cidadão Emérito ao Sr. João Fernando Scaravelli.

Reconhecimento Público

Proposto pelo vereador Rodrigo Macruz, o Projeto de Decreto Legislativo Nº 34/2019, que concede Título de Reconhecimento Público à Associação Atlética Ituana (AAI) foi aprovado por unanimidade.

Denegação de Recurso

Em discussão única, dois Projetos de resolução de autoria da Comissão de Justiça e Redação a respeito de denegação de recurso entraram em pauta. São eles:

  • Projeto de Resolução Nº 6/2019, que dispõe sobre a denegação ao recurso interposto ao Projeto de Lei Nº 42/2019. A propositura, de autoria do vereador Wilson Benedito Leonardi, tratava da obrigatoriedade de utilização de seguro-garantia na execução de contratos públicos de obras e de fornecimento de bens e serviços.  A Comissão de Justiça e Redação interpretou o projeto de lei como inconstitucional e o plenário acatou a decisão por 09 votos a 03.
  • Projeto de Resolução Nº 7/2019, que dispõe sobre a denegação contra o recurso interposto ao Projeto de Lei Nº 81/2019. A propositura, de autoria do vereador licenciado Dr. José Galvão, tratava da obrigatoriedade da divulgação da lista de espera de vagas em creches e escolas de educação infantil municipal. A Comissão de Justiça e Redação também interpretou o projeto de lei como inconstitucional e o plenário acatou a decisão 09 votos a 03.

De acordo com o Regimento Interno da Câmara (Art. 166, § 2º), toda vez que uma comissão recebe um recurso, esta deve respondê-lo (aceitando ou denegando) através de Projeto de Resolução e a decisão do plenário torna-se soberana. Com a aprovação dos Projetos de Resolução Nº 6/2019 e Nº 7/2019, o plenário concordou com o entendimento da Comissão de Justiça e Redação, mantendo o parecer desfavorável, sendo os PLs Nº 42/2019 e Nº 81/2019 encaminhados ao arquivo.

Projetos de Lei

Em 2ª Discussão, o Projeto de Lei Nº 75/2019, proposto pelos vereadores Thiago Gonçales e Manoel Monteiro Gomes, que "dispõe sobre a criação de Selo de Qualidade Alimentícia e Sanitária no âmbito do município da Estância Turística de Itu”, foi aprovado por unanimidade.

Denominação de via

O PL Nº 99/2019, proposto por Normino José de Oliveira, que denomina a atual “Rua 5” do Jardim Residencial Garden Ville como “Rua Dalira Martins Mendes”, foi aprovado por unanimidade em 1ª discussão;

Também foi aprovado por unanimidade em 1ª discussão o PL Nº 100/2019, de autoria de Rodrigo Macruz, que denomina a “Avenida 4” do Bairro Terras de Santa Maria II como “Rua José Amaral”.

Calendário de eventos

Em 1ª discussão, o PL Nº 101/2019, proposto por Rodrigo Oliveira Macruz, que institui e inclui o Encontro Monárquico no Calendário de Eventos de Itu, foi aprovado por 09 votos a 02.

Todos os projetos de lei aprovados em 1ª discussão seguem para 2ª discussão em plenário. Já aqueles aprovados em 2ª discussão seguem para sanção do Executivo Municipal.


Outras Notícias

Fique por dentro

Na noite da última quarta-feira, 13 de novembro, a Câmara de Vereadores realizou a sessão solene de outorga do Diploma e Medalha “Berço da República” a 23 homenageados pertencentes às seguintes for...

Leia Mais

Realizada na última terça-feira, 12 de novembro, a 34ª Sessão Ordinária contou com a presença de todos os vereadores da Câmara de Itu, exceto o vereador Manoel Monteiro Gomes, que justificou a ausê...

Leia Mais

Realizada na última terça-feira, 05 de novembro, a 33ª Sessão Ordinária contou com a presença de todos os vereadores da Câmara de Itu. Na ocasião, foram debatidas as seguintes proposituras: Honrar...

Leia Mais

O presidente da Câmara, Givanildo Soares da Silva (Giva) participou do 4º Fórum Brasileiro de Turismo, realizado na última sexta-feira (1º), no Novotel Itu Golf & Resort. O evento é promovido pela...

Leia Mais

Libras
Acessibilidade com Libras

VLibras

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Itu pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.

Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - http://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.